Exorcismo contra Satanás e os Anjos apóstatas

O termo Exorcismo nem sempre se refere a um ritual para libertar uma pessoa possessa pelo demônio, o que é restrito a quem tem o ofício de Exorcista e foi designado pela hierarquia eclesiástica para agir em nome da Igreja. Em sentido mais amplo, tal termo pode se referir também a uma mera ação para restringir o poder do demônio e afastá-lo, o que mesmo um fiel é capaz de fazer apenas recitando uma oração ou fórmula de exorcismo (cf. Enciclopédia Católica) e de preferência usando água benta ou algum objeto consagrado. A versão original em latim deste Exorcismo, como deve ser recitado por um Sacerdote, pode ser encontrada nas Atas da Sé Apostólica. Conforme publicado na Raccolta, para receber indulgência de 300 dias no dia, basta recitar a Oração a São Miguel Arcanjo abaixo, sem precisar recitar os Salmos e o Exorcismo. Tal oração é providencial pelos dizeres proféticos “Onde foi estabelecida a Sé do bem-aventurado Pedro e a Cátedra da Verdade para a luz das nações, ali colocaram o trono da sua abominação e impiedade, para que, ferido o Pastor, o rebanho se dispersasse” e, pelo que parece, por ela ser fruto de uma autêntica revelação privada do Papa Leão XIII1.

Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

SALMO 67

Levantai-Vos, ó Deus, e sejam dispersos os vossos inimigos, e fujam de vossa presença aqueles que Vos odeiam!
Desvaneçam-se como se desvanece o fumo; como se derrete a cera ao calor do fogo, assim pereçam os pecadores à vista de Deus.

SALMO 34

Julgai, Senhor, os que me atacam, combatei os que me combatem.
Sejam confundidos e envergonhados os que buscam a minha vida. Retrocedam e sejam cobertos de vergonha os que maquinam males contra mim.
Sejam como o pó levado pelo vento, quando o Anjo do Senhor os acossar.
Seja o seu caminho tenebroso e escorregadio, quando o Anjo do Senhor os perseguir.
Porquanto sem razão me estenderam a sua rede, sem razão cobriram-me de ultrajes.
Venha sobre eles de improviso a ruína, apanhe-os a rede que estenderam: eles próprios caiam na armadilha que me prepararam.
A minha alma, porém, regozijar-se-á no Senhor, e alegrar-se-á do seu socorro.
Glória ao Padre, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre, por todos os séculos dos séculos. Amém.

ORAÇÃO A SÃO MIGUEL ARCANJO

Gloriosíssimo príncipe da Milícia Celeste, São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate e na luta contra os principados e as potestades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra os espíritos malignos espalhados pelos ares (Ef. 6,12). Vinde em socorro dos homens que Deus criou para a vida eterna, os fez à imagem e semelhança d’Ele e com um grande preço os resgatou da tirania do demônio (Sab. 2,23; 1 Cor. 6).

Combatei hoje, com o Exércitos dos Anjos bem-aventurados, os combates do Senhor, assim como outrora lutastes contra Lúcifer, príncipe da soberba, e contra os Anjos apóstatas, os quais não prevaleceram, nem mais encontraram o lugar deles no Céu, do qual foi lançado fora aquele grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, que seduziu todo o orbe e que, com seus anjos, foi lançado em terra (Apoc. 12).

Eis que o antigo inimigo e homicida se ergueu com veemência. Transfigurado em Anjo de luz, com toda a caterva de espíritos malignos, vagueia largamente e invade a terra, para nela destruir o Nome de Deus e do Seu Cristo, roubar, matar e condenar para a perdição eterna as almas destinadas à Coroa da glória eterna.

Como um rio imundíssimo, o dragão maléfico derrama nos homens, depravados de mente e corruptos de coração, o veneno da sua malícia: o espírito de mentira, de impiedade e de blasfêmia e o sopro mortífero da luxúria, de todos os vícios e iniquidades. Os inimigos astuciosíssimos encheram de amarguras a Igreja, esposa do Cordeiro imaculado, embebedaram-na com absinto; lançaram mãos ímpias sobre tudo o que ela possui de mais desejável. Onde foi estabelecida a Sé do bem-aventurado Pedro e a Cátedra da Verdade para a luz das nações, ali colocaram o trono da sua abominação e impiedade, para que, ferido o Pastor, o rebanho se dispersasse.

Vinde, pois, invencível General, e dai a vitória ao povo de Deus, contra as investidas das maldades espirituais. A santa Igreja vos venera como seu guarda e protetor; glorifica-vos como defensor contra as potestades abomináveis da Terra e dos infernos; confiou-vos o Senhor a missão de introduzir na felicidade celeste as almas resgatadas. Rogai, pois, ao Deus da paz, que esmague Satanás sob nossos pés, a fim de que não mais possa manter cativos os homens e fazer mal à Igreja. Apresentai ao Altíssimo as nossas preces, a fim de que sem tardar o Senhor nos faça misericórdia, e vós contenhais o dragão, a antiga serpente, que é o demônio e Satanás, e o lanceis encadeado no abismo para que não mais seduza as nações (Apoc. 20).

Desde já confiados em vossa assistência e proteção, e em Nome de Jesus Cristo, Deus e Senhor Nosso, empreendemos com fé e segurança repelir os assaltos da astúcia diabólica.

. Eis a Cruz do Senhor, fujam potências inimigas.
. Vença o Leão da tribo de Judá, da estirpe de Davi.
. Venha a nós, Senhor, a Vossa misericórdia,
. Conforme esperamos em Vós.
. Senhor, escutai a minha oração,
. E chegue até Vós o meu clamor.

Oremos. Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, invocamos o vosso Santo Nome, e, suplicantes, pedimos com instância a Vossa clemência, para que, pela intercessão da Imaculada e sempre Virgem Maria Mãe de Deus, do bem-aventurado São Miguel Arcanjo, de São José, Esposo da mesma bem-aventurada Virgem, dos bem-aventurados Apóstolos São Pedro e São Paulo e de todos os Santos, Vos digneis auxiliar-nos contra Satanás e todos os outros espíritos imundos que vagueiam pelo mundo para fazer mal ao gênero humano e perder as almas. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém.

EXORCISMO

Nós te exorcizamos, quem quer que sejas, espírito imundo, poder satânico, horda do inimigo infernal, legião, assembléia ou seita diabólica. Em Nome e pelo poder de Jesus Cristo Nosso Senhor, seja extirpado e expulso da Igreja de Deus, das almas criadas à imagem de Deus e resgatadas pelo Sangue Precioso do Cordeiro Divino. Não ouses mais, pérfida serpente, enganar o gênero humano, perseguir a Igreja de Deus, atormentar e joeirar como o trigo os eleitos de Deus. Ordena-te a isso o Deus Altíssimo, que quer que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade (1 Tim. 2), Àquele mesmo que tua grande soberba pretendes ainda te igualar.

Ordena-te Deus Pai, ordena-te Deus Filho, ordena-te Deus Espírito Santo. Ordena-te a majestade de Cristo, Verbo eterno de Deus feito Carne que, para salvar nossa raça perdida por teu ódio Se humilhou a Si mesmo, fazendo-Se obediente até a morte (Flp. 2); que edificou sua Igreja sobre a rocha firme, e decretou que as portas do inferno nunca prevaleceriam contra ela, porque permanecerá com ela todos os dias, até a consumação dos séculos (Mt. 28, 20). Ordena-te a virtude oculta da cruz e o poder de todos os mistérios da Fé Cristã. Ordena-te a gloriosa Virgem Maria, Mãe de Deus, que em sua humildade esmagou, desde o primeiro instante de sua Conceição Imaculada, tua cabeça cheia de soberba. Ordena-te a fé dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e dos outros Apóstolos. Ordena-te o sangue dos Mártires e a piedosa intercessão de todos os Santos e Santas.

Assim, pois, dragão maldito e toda legião diabólica, nós te conjuramos pelo Deus vivo, pelo Deus verdadeiro, pelo Deus santo, pelo Deus que amou o mundo a ponto de entregar seu Filho Unigênito, a fim de quantos creiam nele não pereçam, mas tenham a vida eterna” (Jo. 3): cesse de enganar as criaturas humanas e de oferecer a elas o veneno da perdição eterna; cesse de fazer mal à Igreja e de armar laços a liberdade dela.

Vai-te, Satanás, inventor e mestre da mentira, inimigo da salvação humana. Dá lugar a Cristo, em Quem nada encontraste de tuas obras. Dá lugar à Igreja, Una, Santa, Católica e Apostólica, que o próprio Cristo adquiriu com seu Sangue. Humilha-te sob a poderosa mão de Deus, treme e foge à invocação que fazemos do santo e terrível Nome de Jesus, a Quem os infernos temem, a Quem estão sujeitas as Virtudes dos Céus, as Potestades e as Dominações e a Quem os Querubins e os Serafins com vozes incansáveis louvam, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus dos Exércitos.

. Senhor, escutai a minha oração.
. E chegue até Vós o meu clamor.

Oremos. Deus do Céu, Deus da Terra, Deus dos Anjos, Deus dos Arcanjos, Deus dos Patriarcas, Deus dos Profetas, Deus dos Apóstolos, Deus dos Mártires, Deus dos Confessores, Deus das Virgens, Deus que tendes o poder de dar a vida após a morte, o repouso após o trabalho, porque não há outro Deus além de Vós, e não pode haver outro senão Vós, o Criador de todas as coisas visíveis e invisíveis, cujo Reino não terá fim; suplicamos humildemente à vossa gloriosa Majestade que se digne libertar-nos poderosamente e guardar-nos incólumes de todo domínio, laço, ardil e malícia dos espíritos infernais. Dignai-Vos, Senhor, conceder-nos a Vossa poderosa proteção e manter-nos sãos e salvos. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

. Dos embustes do demônio,
. Livrai-nos Senhor.
. Que vossa Igreja Vos sirva em tranquila liberdade:
. nós Vos rogamos, ouvi-nos.
. Que Vos digneis confundir os inimigos da Santa Igreja:
. nós Vos rogamos, ouvi-nos.

Notas

  1. Conta-se que exatamente 33 anos antes do grande Milagre do Sol em Fátima, ou seja, em 13 de outubro de 1884, o Papa Leão XIII teve uma visão extraordinária. Quando Leão XIII terminou de celebrar a Santa Missa em sua Capela particular no Vaticano, na presença de alguns Cardeais e membros da equipe do Vaticano, ele parou de repente aos pés do Altar, permaneceu ali por cerca de 10 minutos, como se estivesse em transe, com o rosto branco como cinza. Depois, indo imediatamente da Capela para seu escritório, compôs a oração a São Miguel aqui exposta, com instruções para que ela fosse rezada ao fim de toda Missa privada, porém ela foi posteriormente simplificada naquela oração a São Miguel que se costuma rezar ao fim da Missa ou na reza do Santo Rosário. Quando perguntaram a Leão XIII o que havia acontecido, o Papa explicou que, quando estava prestes a deixar o pé do Altar, de repente ouviu duas vozes, uma gentil e suave, a de Nosso Senhor, e uma outra gutural e áspera, a de Satanás. Elas pareciam vir de perto do Tabernáculo. Ao prestar atenção, ele ouviu a seguinte conversa:

    Satanás: “Posso destruir sua Igreja”
    Nosso Senhor: “Pode? Então vá em frente e faça isso”.
    Satanás: “Para isso, preciso de mais tempo e mais poder”.
    Nosso Senhor: “Quanto tempo e poder?”.
    Satanás: “75 a 100 anos, com um poder maior sobre aqueles que se entregarem a meu serviço”.
    Nosso Senhor: “Tens o tempo e terá o poder. Faça com eles o que quiser”.

    O Exorcismo de Leão XIII e o oração a São Miguel Arcanjo aqui expostos, promulgados pelo Papa para opor-se a Satanás em tal intento, foram suprimidos depois do Vaticano II, que foi anunciado publicamente em 1959, a exatamente 75 anos depois dessa visão do Papa. O Exorcismo de Leão XIII foi suprimido na falsa igreja do Vaticano II e a oração a São Miguel Arcanjo foi suprimida de sua “Missa Nova”.